O currículo do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) está estruturado em 32 (trinta e dois) créditos, distribuídos da seguinte forma: 7 (sete) créditos em disciplinas obrigatórias, 2 (dois) créditos em disciplinas optativas. Além de desenvolvimento de um produto educacional, aplicação do produto e a dissertação.


Disciplinas Obrigatórias

DISCIPLINAEMENTACARGA HORÁRIACREDITAÇÃO
MECÂNICA QUÂNTICAFundamentos conceituais e formais da Mecânica Quântica. Princípio da superposição. Estados e observáveis. Medição. Sistemas com variáveis bivalentes. Emaranhamento, descoerência e informação quântica. Aplicações60h4
TERMODINÂMICA E MECÂNICA ESTATÍSTICA
Fundamentos de termodinâmica. A s leis da termodinâmica. Máquinas térmicas. Entropia.
Espaço de fases. Ensembles micro canônico, canônico e grand-canônico. Equilíbrio termodinâmico. Gases ideais. A terceira lei da termodinâmica e a mecânica quântica. Calor específico. O sólido de Einstein.
60h4

ELETROMAGNETISMO
Leis do eletromagnetismo. Campo elétrico e campo magnético. Força de Lorenz. Equações
de Maxwell. A luz como solução das equações de Maxwell. Eletromagnetismo e relatividade restrita.
60h4
FÍSICA CONTEMPORÂNEAModelos atômicos de Dalton ao modelo atual; spin e ligações atômico-moleculares, princípio
de complementaridade; princípio de incerteza; princípio de exclusão; vibração e rotação
molecular; estatística de Fermi-Dirac e Bose-Einstein: superfluidez, supercondutividade
condensado de Bose-Einstein, laser. Noções de física nuclear: decaimento radioativo,
modelos nucleares e aplicações.
60h4
MARCOS NO DESENVOLVIMENTO DA FÍSICAA Física como construção humana.
Indutivismo, falsacionismo, paradigmas, tradições de pesquisa, populações conceituais,
formação do espírito científico, modelos e teorias, realismo e instrumentalismo, dimensões
da atividade científica (teoria, experimentação, simulação e instrumentação). Os tópicos
devem ser abordados à luz dos principais marcos da história da Física.
30h2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE ENSINO E APRENDIZAGEMNoções básicas de teorias de aprendizagem e ensino como sistema de referência para
análise de questões relativas ao ensino da Física nos níveis médio e fundamental. Primeiras teorias behavioristas (Watson, Guthrie e Thorndike). O behaviorismo de Skinner. O neobehaviorismo de Gagné. O cognitivismo de Piaget, Bruner, Vigotsky, Ausbel e Kelly. O
humanismo de Rogers e Novak. A teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird. A teoria dos
campos conceituais de Vergnaud. As pedagogias de Freire.
60h4
ACOMPANHAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PRODUTO EDUCACIONAL
Trata-se, na prática, do acompanhamento do processo de implementação de
estratégia didática que deve gerar o produto educacional do MNPEF.
30h2
PESQUISA ORIENTADADesenvolvimento do projeto de trabalho de conclusão de curso.30hh



Disciplinas Optativas

DISCIPLINAEMENTACARGA HORÁRIACREDITAÇÃO
ATIVIDADES COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTALModelagem e simulação computacionais de eventos físicos. Aquisição e análise de dados em experimentos didáticos. Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede. Estratégias de uso de recursos computacionais no Ensino de Física.60h4
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTALEstruturas conceituais, metodológicas e de interação entre a teoria e prática dos
experimentos. Critérios para escolha e preparação de atividades experimentais. Ensino-Aprendizagem:
Objetivos das atividades experimentais. Aprendizagem de conceitos,
atitudes, habilidades do processo de experimentação e investigação científica. Experiências
demonstrativas, didáticas, estruturadas e não-estruturadas. Administração: Segurança na
execução da atividade experimental em sala de aula e em laboratório. Experimentação,
coleta e análise de dados através de interfaces de hardware e recursos de software.
Avaliação: Perspectivas e diretrizes.
60h4

PROCESSOS E SEQUÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Esta disciplina deverá ter um caráter aplicado, ou seja, seu foco será diretamente a sala de
aulas, termos do processo ensino-aprendizagem. Por exemplo, a preparação de um tutorial
a partir da identificação de dificuldades dos alunos na aprendizagem de um determinado
tópico de Física Clássica ou Moderna e Contemporânea. A construção de uma sequência
de ensino-aprendizagem (TLS – Teaching Learning Sequence). A elaboração de uma unidade
de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).
60h4
FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINARLuz como o que pode ser visto. Som como que pode ser ouvido. Fenômenos elétricos e
magnéticos relacionados com a Terra e o ambiente. Átomo como componente dos objetos.
Calor em seres vivos e no ambiente; fenômenos térmicos. Transformações de energia. O que
é a vida. Ciclos: carbono e hídrico. Compreensão humana do Universo: aspectos básicos de
astronomia e cosmologia. Novas tecnologias: telecomunicações, biotecnologia,
nanotecnologia, microprocessadores.
60h4