TÍTULOAUTOR
Sequência didática híbrida com mediação tecnológica para o ensino de óptica física e informação quântica no ensino médio Autor
Lúcio Flávio Legal Vega
Um estudo dirigido com tirinhas para o ensino de teoria da relatividade geral numa perspectiva da aprendizagem
significativa
João Henrique Moreira Santos
Arduino para o ensino dos conceitos de eletrodinâmica: uma proposta de aplicação de aprendizagem baseada
Marley Amaral da Silva Neves
Da Física Clássica à Contemporânea com a relatividade especial: inserindo os postulados da relatividade em conteúdos curriculares
de física através de organizadores prévios.
Alan Máximo dos Santos
Física da Música: compreendendo as propriedades do som e criação de escalas musicais em variadas afinações
com o uso de scratch e outros aplicativos.
Maurício Nascimento Rocha
A Cosmologia no Ensino Médio: Uma sequência de ensino sobre os modelos de expansão do universo:
das ideias iniciais aos tempos atuais utilizando as tecnologias da informação e comunicação.
Adroaldo dos Santos Soares
Aprendizagem Significativa em Tópicos de Física
relacionados à astronomia: uma sequência
de ensino com o uso das tecnologias da
informação e comunicação.
Fábio de Sousa Santos
Utilização de simulador computacional e
laboratório na montagem de
circuitos elétricos, baseado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel.
Roberto Cesar Pinheiro Bahiense
Cinemática da rotação no ensino fundamental II: uma proposta de organizador prévio.

Luiz Odizo Junior
Aprendizagem Significativa no Ensino
Conjugado de Física – Medições do potencial de aprendizagem.
Thiago Santos Aquino
Proposta Interdisciplinar sobre a Óptica:
Sequências de ensino baseadas nos três
momentos pedagógicos na socioeducação – lux,
visão e cores.
Lucinalva Borges Moreira
Construindo um ambiente múltiplo para aprendizagem de óptica geométrica.
Denilson Vicente Gonçalves Filho
Temperatura, Calor e Radiação de Corpo Negro – a física dos fornos siderúrgicos – uma sequência didática potencialmente significativa.

Jefferson Carlos Lucas Cardoso
O uso de arduíno no estudo da astronomia
no ensino fundamental.
João da Silva Melo
A física na ficção científica.
Eliomar Guerra Silva
Aprendizagem significativa em física: uma abordagem teórico-prática de uma sequência
didática pautada nos objetos de aprendizagem e metodologias ativas.
Paulo Rogério Santos Ferreira